10 mitos e verdades: seguro de automóvel

25 de junho de 2020

Na hora de buscar por um seguro de automóvel muitas pessoas chegam com dúvidas muito pertinentes sobre a temática, mas podemos observar que também acabam acreditando em “lendas urbanas” ou mesmo que ouviram por aí.

Para ajudar a esclarecer melhor o assunto, separamos essa listinha com 10 mitos e verdades. Acompanhe o texto.

1. Seguro de carro novo é mais barato

Verdade. Veículos 0km, aqueles que acabaram de sair da concessionária, ou seminovos, considerados aqueles com até 5 anos de uso, podem ter o seu valor do seguro avaliado entre 3% e 6%, enquanto veículos usados, principalmente os que tem mais de dez anos, o valor do seguro chega a ser de até 15%. Isso acontece porque os veículos antigos exigem muitas vezes reposições de peças que não se encontra facilmente no mercado ou mesmo por serem modelos que deixaram de ser produzidos.

2. Mulher paga mais baratos por seguro   

Verdade. É comprovado por diversas pesquisas que o gênero feminino é mais cauteloso e consecutivamente passam por menos riscos, enquanto os homens são responsáveis por cerca de 71% dos acidentes automobilísticos. Como o perfil do condutor é um fator de relevância para o cálculo do seguro, para elas o custo chega a ser de 15% a menos do que para eles.

3. Bens no interior do veículo são cobertos pelo seguro

Mito. Os seguros de automóveis cobrem apenas o valor do caro ou mesmo partes estruturais que sejam roubados. Caso produtos ou bens sejam esquecidos no interior do automóvel e ele seja furtado ou mesmo roubado, estes itens não são reembolsáveis. Para isso, seria necessária uma cobertura adicional ou um seguro específico como para celulares e notebooks.

4. Valor do seguro pode mudar rapidamente

Verdade. Diversos fatores são constantemente avaliados para a precificação do prêmio, valor pago pelo cliente. Entre eles estão o perfil, a região, modelo e ano do carro, se há garagem para guarda entre outros. Tudo isso, por ser muito mutável afeta o valor final e pode mudar de uma seguradora para outra.

5. A contração de uma seguradora só pode ser feita se ela for da sua cidade

Mito. Na verdade, no momento da contratação, é preferível que você busque por uma corretora de seguros que irá realizar toda a pesquisa e buscar o seguro que mais e adequar ao seu perfil. Além disso, há todo o serviço de consultoria personalizada e atendimento de pós-vendas que pode facilitar e muito a sua vida em caso de necessidade de utilização dos serviços securitários contratados.

6. O seguro do veículo só pode ser renovado com documentação em dia

Verdade. Para que a seguradora autorize a renovação da apólice é preciso que toda a documentação esteja em conformidade e validade. Caso contrário, é preciso pagar as taxas e impostos antes da renovação.

7. O aumento do índice de roubos pode afetar o valor do seguro do carro

Verdade. Na hora de precificar o seguro do carro, os fatores de segurança e acidentes, assim como a região, são levados em consideração e afetam o valor final.

8. Carro que fica estacionado em garagem tem o seguro mais barato

Verdade. O fato de se ter um lugar fixo para que o veículo fique estacionado reduz em até 20 o valor final do prêmio, já que os carros que ficam estacionados nas ruas possuem o risco de roubo ou furto elevados, ou seja, vale a pena investir em uma garagem para o seu carango.

9. O seguro pode ser cancelado em caso de ausência de pagamento

Verdade. A inadimplência pode ser sim um motivo para isso. Caso o cliente deixe de pagar uma parcela até o vencimento a seguradora pode cancelar o seguro. A seguradora ainda pode emitir um endosso de redução do prazo de validade da apólice e ser estabelecido um novo prazo de vigência com base na Tabela de Prazo Curto.

10. A cor do meu carro afeta o valor do seguro

Mito. A coloração do veículo não é leva em consideração para precificação do valor do seguro. Este dado normalmente é solicitado no momento da cotação apenas por compor a documentação de envio obrigatório como o IPVA e para ajudar a melhorar os dados de cadastro.

Viu quanta coisa é verdade e mentira nesse mundo do seguro de automóvel? Por isso, a importância de sempre buscar por profissionais capacitados.

A Corretora Seguros BRB está a sua disposição para realizar uma cotação ou tirar qualquer dúvida que você tenha. Entre em contato conosco.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support