Entenda e diferença entre resseguro e cosseguro

2 de julho de 2021

Uma seguradora, devido ao seu tamanho e reservas, tem um teto a ser respeitado para que não haja um desequilíbrio orçamentário e deixe de atender os segurados em caso de sinistro. Então, para que isso não aconteça, e também para possibilitar a contratação dos seguros acima da retenção, as seguradoras adotaram dois mecanismos: o resseguro e o cosseguro.

Por mais que os nomes sejam parecidos, os conceitos são bem diferentes. Mas antes de explicarmos as características de cada um, primeiramente, é muito importante entender o que é um seguro e qual a sua finalidade, uma vez que, muitos desconhecem como funciona esse ramo.

SEGURO

O seguro nada mais é do que um contrato pelo qual uma das partes age como segurador, com o dever de indenizar a outra, o segurado, em caso de acidentes e perdas, ou seja, o famoso sinistro.

Ao adquirir um seguro, seja ele de vida, residencial, auto, viagem, dentre muitos outros que a Corretora oferece, você garante a proteção contra perdas que acarretariam prejuízos financeiros, físicos, materiais pessoais totalmente inesperados.

Por exemplo, você pode ter o seu carro furtado a qualquer momento e somente o seguro auto poderá cobrir as despesas necessárias e imediatas numa situação como esta.

RESSEGURO

As resseguradoras são instituições que têm maior capacidade financeira, com condições de respaldar grandes operações. Nesse sentido, o resseguro acontece quando excede a capacidade de responsabilidade de uma seguradora. O contrato é feito de forma individual, não necessitando da autorização expressa ou conhecimento do cliente final.

E qualquer suporte ou atenção que segurado venha precisar, será de responsabilidade da seguradora acionar a resseguradora.

COSSEGURO

Já no cosseguro, há a união das seguradoras. Didaticamente falando, é quando duas ou mais seguradoras se juntam para um único contrato. O maior objetivo dessa modalidade é descentralizar o risco da apólice para que seja atendida por seguradoras diferentes, que assumem a parte da responsabilidade no total segurado.

É importante ressaltar que os contratos assinados nestas condições carecem de plena consciência do contratante primário, ou seja, o cliente.  

Saiba mais – Entenda a diferença entre Corretora e Seguradora

A Corretora Seguros BRB está à disposição para realizar uma cotação e tirar qualquer dúvida que você tenha. Entre em contato conosco!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support