Entenda o que é capitalização

25 de junho de 2020

Capitalização nada mais é do que uma aplicação para acumular um capital e sobre ele há a incisão de taxas de juros, que por objetivo final, gera mais capital acumulado.

Ainda não ficou tão fácil? Não se preocupa que a gente tá aqui e fizemos esse texto pra te ajudar a entender que capitalização não é um bicho de sete cabeças. Bora aprender mais sobre isso?

O que é título de capitalização?

O título de capitalização é uma economia programada na qual quem o adquiri pode realizar o pagamento de forma única ou em parcelas mensais. Durante a vigência do título, você ainda participa de sorteios e ao final do prazo pode resgatar uma parte ou mesmo o total do dinheiro que foi guardado.

Como funciona?

Primeiro você deve escolher o seu título se atentando as formas de pagamento. Já nesse momento ficará sabendo qual o valor do prêmio, das parcelas e os custos de despesas administrativas que já são descontados.

Quais os tipos de títulos que existem?

  • Tradicional

O titular é restituído ao final do prazo, desde que todos os pagamentos tenham ocorrido dentro da data programada e recebe, no mínimo, o valor total desses pagamentos.

  • Popular

Há a participação em sorteios, mas não existe a devolução integral do valor pago.

  • Compra-programada

Quando você vai preencher o formulário, já escolhe o modelo de recebimento do valor a ser pago de volta, se em dinheiro ou na forma de algum produto ou serviço.

  • Incentivo

Para concorrer precisa estar com o pagamento em dia e é vinculado a um sorteio ou evento promocional.

Quais os tipos de pagamento?

Hoje no mercado existem 3 disponíveis:

  • PU – Pagamento único

É um título em que o pagamento é único (realizado uma única vez), tendo sua vigência estipulada na proposta.

  • PM – Pagamento mensal

É um título que prevê um pagamento a cada mês de vigência do título.

  • PP – Pagamento periódico

É um título em que não há correspondência entre o número de pagamentos e o número de meses de vigência do título.

O resgate pode ser a qualquer momento?

Na verdade, os títulos possuem um prazo de carência para esse resgate. Caso precise resgatar ou cancelar o título, só será possível receber o valor já investido após esse prazo ser concluído e ainda poderá ter descontos sobre um percentual pré-estabelecido.

Por isso, atente-se as condições do seu plano e busque pela tabela de percentuais que deve ser apresentada no momento da sua escolha. Lá você encontra todas as condições para aquisição do título que o corretor está lhe oferecendo.

É vantajoso ter um título de capitalização?

Aí depende do perfil de cada consumidor. Mas o mais interessante do título é que para muitos há certa dificuldade em poupar dinheiro sem que haja uma formalidade, um compromisso. Por isso, o título se torna uma opção muito viável já que para a participação fica condicionada ao pagamento que deve ser regular e não pode haver atrasos e há muitas chances de ser sorteado, é um produto muito acessível e sem burocracia e os prêmios são pagos em dinheiro.

Agora que você já sabe que existem tipos diferentes de títulos com formas de pagamento prazos e sorteios não acha que tá na hora de adquirir o seu?

A Corretora Seguros BRB pode te ajudar a decidir qual mais se adequa a você.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support