Lance embutido: o que é e como funciona

20 de abril de 2020

Quando falamos e consórcio sabemos que é uma modalidade que só cresce no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) esse mercado é promissor e tende a ajudar muitas pessoas a conquistar os seus sonhos.

E para que essa realização chegue de forma mais rápida, há algumas coisas que você pode fazer para ser um feliz contemplado no seu consórcio.

Para a contemplação o consorciado deve ser sorteado ou fazer uma oferta na modalidade de lance, que pode ser livre, porcentagem indeterminada, fixo ou lance embutido. Ou seja, é uma forma a mais de aumentar as suas chances. Ficou interessado? Então, basta continuar a leitura do nosso artigo.

O que é lance embutido?

O lance embutido é uma oferta que é dada, durante a realização de uma assembleia ordinária, em que não há necessidade de se ter dinheiro em mãos. O consorciado usa uma parte da sua carta de crédito para dar o lance.

Caso opte por essa modalidade é importante estar ciente que do valor a ser recebido será descontado o valor do lance, e caso você não seja o escolhido da vez, sua carta de crédito continuará intacta.

Por isso, é importante que na hora da contatação você já tenha em mente o montante que deseja receber e se gostaria de utilizar desse tipo de “adiantamento” da contemplação para que o prêmio final seja compatível com o que você está esperando.

Como dar um lance embutido?

Como para todas as outras modalidades de contemplação são imprescindíveis que o seu consórcio esteja em dia.

Isso significa que se o pagamento da última parcela for feito depois do vencimento, mesmo que não haja dívidas com a administradora, este atraso impedira que você seja contemplado na próxima assembleia.

É importante que você confira se o seu grupo permite que sejam dados lances embutidos, uma vez que cada grupo que se inicia pode ter regras distintas de anteriores.

Qual valor devo ofertar para garantir a contemplação?

Matematicamente é impossível definir um valor exato de lance que se aplique as diversas modalidades de consórcio para uma garantia de contemplação.

Cada grupo tem uma grande variedade de aspectos que interferem na hora de fazer essa conta, como por exemplo o tempo, quantidade de participantes, se é um grupo exclusivo de pessoas físicas ou se tem participação de pessoas jurídicas etc.

Mas uma boa forma de se sair bem é observar a estatística do seu grupo. No primeiro e no segundo mês, veja o comportamento dos participantes, se alguém deu lances, quais os valores e quantos foram. A média para que você possa ser contemplado mais rápido é ficar na faixa de 20% a 50% do valor total          do bem. Não existe fórmula mágica para garantir a contemplação, mas você também não perde nada por concorrer. Faça uma análise prévia, veja qual o valor melhor se adequa para você e dê o lance. Se não for contemplado nesse primeiro momento, pelo menos terá adquirido experiência para as suas próximas tentativas.

Ainda tem dúvidas sobre consórcios e os temas relacionados? Leia mais matérias sobre o tema no nosso blog e compartilhe nas suas redes sociais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support