O que é e como funcionam os lances em consórcio?

25 de junho de 2020

Você já deve ter ouvido falar que para ser contemplado mais rápido em um grupo de consórcio você tem a opção de realizar um lance. Mas você sabe o que é e como funciona os lances nessa modalidade?

Preparamos um conteúdo super completo sobre esse tema e te convidamos a continuar a leitura desse texto.

O que lance de consórcio?

Nós já falamos aqui no nosso blog sobre o que é o consórcio e que se trata de uma forma de compra parcelada de um bem, móvel ou imóvel, ou de um serviço de grande valor e com isso, os consorciados conseguem reunir o montante de forma mais rápida e antes mesmo de quitar o investimento.            

Quais os tipos de lances que existem?

São vários os tipos que podem ou não serem aplicados ao seu grupo, por isso, antes de assinar o contrato, verifique todas as possibilidades que o grupo que escolheu te permite com o seu consultor e os lances podem ser ofertados nas assembleias.

Lance livre

É o mais comum e basicamente o consorciado é quem determina o valor ofertado, desde que ele seja maior que a mensalidade. Assim como um leilão, a maior oferta é a vencedora e aquele consorciado automaticamente é o contemplado. O diferencial do lance livre é que os participantes realizam suas propostas em segredo e por isso, não há como cobrir o valor proposto por outra pessoa.

Lance fixo

Para participar desse tipo de lance, é necessário verificar o que diz o contrato. É nele que o valor é estipulado, ou um percentual e se mais de um consorciado fizer a oferta, os critérios de desempate são os mesmo para o lance livre. Tanto no caso do lance livre quanto no lance fixo, vale lembrar que o consorciado só paga se for o contemplado, ou seja, vale a pena sempre realizar as ofertas de lance.

Você ainda pode realizar o lance embutido, mas isso a gente te conta nesse outro texto.

Pode-se usar um bem móvel ou imóvel para realizar um lance?

Pode sim, desde que este bem esteja quitado e em nome do consorciado. Mas, lembre-se sempre de conferir se a administradora oferta essa opção. Se sim, o carro ou a casa passará por uma avaliação para apurar o seu valor e ser utilizado como lance.

E o FGTS, pode ser utilizado para lances?

Essa é um outro ótimo recurso para quem pretender dar lances no seu grupo. No caso de consórcio imobiliário é possível usar até 100% do salto do fundo de garantia. Basta apresentar a administradora o extrato de saldo para realização do abate. Mas atenção, algumas regras precisam ser cumpridas como:

– o imóvel estiver localizado em área urbana;

– o titular da conta não tiver usado recursos do FGTS para compra de outro imóvel ou pagamento de consórcio;

– o proprietário não tiver outro imóvel em seu nome no lugar que mora ou trabalha. Consulte as regras para utilização junto ao agente financeiro da Caixa.

Consulte a administradora para mais informações para garantir que você pode participar dessa forma.

Não deixe de dar lances

Esse é o melhor conselho que a gente pode te dar quando o assunto é consórcio. Como já falamos anteriormente, você não perde nada em fazer uma oferta e ainda pode ser o contemplado da vez. Reúna as condições necessárias e mesmo que não seja contemplado você adquiriu experiência e poderá realizar melhores propostas em outras oportunidades.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre lance em consórcio? Você pôde perceber que esta é uma forma de adiantar o seu sonho e da sua família, agora é só procurar a sua administradora e ser feliz.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support